A Arte Ianque da Caça à Baleia:

Ilustração do Manuscrito na Era das Descobertas

Não-ficção, capa dura, 400 páginas, 381 ilustrações, bibliografia e índice

Pos Michael P. Dyer, Historiador Marítimo Sénior

Cena de cachalotes por Oliver Wilcox, marinheiro a bordo do navio Cantão.

(*Veja abaixo para obter mais informações sobre esta obra de arte)

Profundamente mergulhadas nos diários de bordo, diários de tripulantes e manuscritos da herança da caça de baleia do Século XIX na América, estão pinturas marinhas e outros desenhos e representações da caça, raramente (se alguma vez) vistas pelo público. Com as coleções combinadas do Museu de Baleia de New Bedford e o Museu da Baleia Kendall, existe uma oportunidade inigualável para levar essas obras de arte antes escondidas, ao público. Proponho escrever um livro que traga esta forma de arte à vida, no contexto em que foi criada; numa cultura marítima, a bordo, no mar, durante a caça diária à baleia. O scrimshaw é outro elemento importante da arte baleeira e será incluido, mas porque este livro se concentra exclusivamente na arte da caça, as escolhas de scrimshaw serão limitadas àquelas peças mais relevantes, como documentadores dessa atividade, inspiradas nela ou diretamente focadas na própria caça. Este livro irá destacar obras da arte que capturam a essência da caça da baleia, a cultura, os navios utilizados, os locais geográficos onde ocorreu e os animais comumente perseguidos. Comparar cenas baleeiras de scrimshaw e desenhos feitos por baleeiros nunca foi feito antes, embora as comparações sejam óbvias.

Mais do que apenas um livro de imagens, este trabalho baseia-se na premissa de que os homens da caça à baleia registaram eventos importantes pictoricamente, não aleatoriamente e não, necessariamente, de uma forma genérica. Esses eventos incluíram encontros com grandes baleias, mortes de amigos e companheiros de navio e outros momentos dramáticos ou memoráveis. Ao mesmo tempo, as ilustrações são documentos de uma cultura marítima raramente (se alguma vez) examinados como tal, existindo um potencial elemento histórico-social nessas obras. Como é organizado cronologicamente, a evolução de um estilo mais formal de arte baleeira americana também será examinada, começando com livros de exercícios de navegação do início dos anos 1800 e terminando com a fotografia e pinturas a óleo em grande escala de Clifford W. Ashley no início do século XX.

Esta abordagem da arte baleeira nunca antes foi tentada, em livro. Na verdade, todo este tema só foi abordado uma vez, em 1983, no livro de Kenneth R. Martin, Whaleman’s Paintings and Drawings, the Art of the American Whaleman, destinando-se a ser um prazer para o leitor em geral e uma ferramenta útil para o pesquisador, colecionador, entusiasta náutico e historiador de arte. Proponho, principalmente, um livro de arte marítima, baseado no trabalho de recolha e pesquisa que tenho vindo a acumular.

_____________________________

*Oliver Wilcox, marinheiro ao lado do navio Cantão de New Bedford, sob o comando de Abraham Gardner, enquanto viajava para o Oceano Pacífico, desenhou esta cena baleeira com um cachalote, no diário de um de seus companheiros de bordo. Mostra a ação de 3 de Maio de 1837, nos mares do Japão, Pacífico Norte, onde foram caçadas três baleias, um barco foi completamente destruído e outro ligeiramente danificado e três baleias perdidas à medida que os arpões se libertavam ou quebravam, ou a linha se separava do baleia ou do bote. Além da cena detalhada, Wilcox desenhou, cuidadosamente, a figura de proa do navio e noutra cena igualmente panorâmica, desenhou os detalhes da popa do navio. (KWM #252, um diário anónimo mantido a bordo na mesma viagem).