Exposições Colaborativas em São Vicente e São Nicolau, Cabo Verde

Em 2016, o Museu da Baleia de New Bedford e Entidades Municipais apresentaram uma exposição colaborativa a longo prazo em São Vicente e São Nicolau, Cabo Verde.  Uma delegação da cidade e do museu de New Bedford, Massachusetts, foram convidadas do Sr. Mário Lucio de Sousa, Ministro da Cultura e Humberto Lima, Presidente do Gabinete do Património Cultural, em Cabo Verde no início de Fevereiro.  Conservadores de Cabo Verde trabalharam com conservadores do Museu da Baleia durante três meses preparando esta grande parceria transatlântica.  Ligia Timas, Consultora Sénior do Ministério da Cultura de Cabo Verde e Ana Samira Silva, do Instituto do Património Cultural viajaram para New Bedford em Novembro e Dezembro de 2015 para conceber e projetar a exposição,  O conservador do Museu da Baleia, Arthur Motta, viajou posteriormente para Cabo Verde antes da delegação formal para aconselhar sobre o planeamento da exposição e supervisionar a chegada bem sucedida de 50 artefactos do Museu da Baleia.

Interior view of gallery in MindeloA exposição em São Vicente está localizada no coração do Mindelo no Museu do Mar e engloba dois dos seus quatro andares. O edifício, erguido em 1937, está localizado à beira-mar e é uma réplica da famosa Torre de Belém, em Lisboa. O Museu do Mar tem vista para o porto a partir do qual a escuna Ernestina partiu em 1982. Pungentemente, muitos navios alcunhados “Pacotes” partiram também, trazendo os emigrantes cabo-verdianos para os EUA. A exposição conta a história da caça baleeira yankee e o importante papel desempenhado por Cabo-Verdeanos.

Divididos entre os dois locais, há 50 artefactos dados pelo Museu da Baleira ao Ministério da Cultura. Estes incluem modelos dos navios C.W. Morgan e Ernestina, juntamente com exemplos de arpões, scrimshaw, gravuras e fotografias.

A exposição no Tarrafal, São Nicolau tem como foco a caça à baleia Yankee em torno da área marítima conhecida como “St. Antonio Grounds” em Cabo Verde e a subsequente a estação importante estação da caça à baleia terrestre em São Nicolau. O Wanderer e C.W. Morgan provisionados em São Nicolau, e havia uma capela de marinheiros localizada em Preguiça. Baleias Jubarte foram caçados até serem extintos. Agora, 150 anos depois, as jubarte regressaram a essa área para se reproduzirem e podem ser vistas pelas falésias. O museu em Tarrafal era uma fábrica de atum pertencente a um Joaquim Pinheiro, um antigo baleeiro, até ser doado e remodelado pelo Instituto de Património Cultural.

A delegação de New Bedford incluiu a Dra. Patricia Andrade, síndica do Museu da Baleeira e Co-presidente do Comitê Consultivo Cabo-Verdeano; Dagny Ashley, representando o Presidente da Câmara Jon Mitchell e Diretora de Marketing e Turismo da Cidade de New Bedford; Sarah Budlong, Diretora de Desenvolvimento e James Russell, Presidente e Chefe Executivo do Museu da Baleia de New Bedford.

Legenda da Foto Superior à esquerda: delegados da Cidade de New Bedford e do Museu da Baleia de New Bedford estavam presentes recentemente na abertura de uma grande e importante exposição permanente no Museu do Mar de São Vicente, Cabo Verde. Conservadores de Cabo Verde trabalharam com os conservadores do Museu da Baleia para preparar e montar a exposição, que conta a história da caça baleeira Yankee e o importante papel desempenhado por Cabo-Verdeanos.

James Russell with Mario Lucio de SousaLegenda da Foto à esquerda: Mário Lucio de Sousa (ao meio), Ministro da Cultura de Cabo Verde e James Russell (à esquerda), Presidente do Museu da Baleia de New Bedford, exploram uma nova exposição permanente no Museu do Mar em São Vicente, Cabo Verde. Conservadores de Cabo Verde trabalharam com os conservadores do Museu da Baleia para preparar e montar a exposição, que conta a história da caça baleeira yankee e o importante papel desempenhado por Cabo Verde.

As exposições permanentes são patrocinadas em parte por:

A Fundação William M. Wood

Museu da Baleia de New Bedford