O’er the Wide and Tractless Sea: Arte Original da Caça Yankee à Baleia

Uma exposição acompanhante do livro novo de Michael Dyer:  O’er the Wide and Tractless Sea.

Exposição Abriu:  21 de Julho de 2017

Com o lançamento do livro e receção

Enterrados profundamente nos diários de bordo, jornais e manuscritos da herança baleeira Americana são pinturas, desenhos e representações da caça às baleias, raramente, se alguma vez, são vistas pelo público. A partir da década de 1750, nos primeiros anos do século XX, as viagens Americanas à baleia variaram mais distante da costa e, em última instância, em todo o mundo, numa busca que produziu petróleo e baleen para a crescente população e industrialização dos EUA. A perseguição perigosa das baleias tem sido justamente estudada e cronizada, mas muitos escritores ignoraram um aspeto cultural significativo de viagens multianuais em que os eventos do dia-a-dia foram pictorialmente ilustrados.

Esta exposição destaca obras de arte que capturam a essência da caça à baleia, a sua cultura, navios, as localidades geográficas onde ocorreu e os animais comumente perseguidos. As cenas baleeiras em scrimshaw raramente foram comparadas com as pinturas e os desenhos dos baleeiros, embora as comparações sejam óbvias. Os médios foram tratados separadamente, mas cada um entrou na criação no mesmo lugar e tempo e nas mesmas condições.

Art of Yankee Whalehunt book cover

Sobre a publicação

O’er the Wide e Tractless Sea de Michael Dyer apresenta mais de 327 ilustrações de cenas baleeiras, scrimshaw, gravuras e pinturas. É único em estrutura, detalhado no seu estudo e esclarecedor nas suas descobertas. A publicação está disponível na loja do Museu A Baleia Branca ou online.

Legendas: (ABAIXO DE ESQUERDA) O Artista Baleeiro John F. Martin de Wilmington, Delaware, manteve um diário de bordo enquanto embarcado no navio Lucy Ann. Esta magnífica ilustração em tinta e aquarela mostra uma vista severa do navio sob uma pirâmide de vela cheia. (ABAIXO À DIREITA) O primeiro oficial William Wells Eldridge manteve este excelente jornal ilustrado a bordo da barca Canton de New Bedford, Peter Sherman, mestre, 1874-1878, enquanto estava numa viagem de caça ao cachalote para o Oceano Índico.

two images for Art of Yankee Whalehunt exhibit