Acolhendo a Esperança em Old Dartmouth [1602-1827]

UMA HISTÓRIA ANTIGA COM NOVAS LIÇÕES

Em 1602 os ingleses exploraram o litoral de Massachusetts, procurando madeira, peixe e peles. Na década de 1620, fortes diferenças nas crenças religiosas levaram grupos como os peregrinos (e mais tarde os puritanos) a deixar a Inglaterra e a colonizar Massachusetts em busca de uma vida melhor.

Entre 1650 e 1675, os puritanos estabeleceram-se em força nas colónias, mas por sua vez perseguiram outros colonos, incluindo os Quakers e os Baptistas. Os Quakers teriam um impacto significativo no desenvolvimento de New Bedford, quer cultural, quer economicamente. A invasão de terras e recursos naturais pelos colonos causou devastadoras guerras com as tribos locais nativas Americanas, que lutaram para manter o seu modo de vida e os seus direitos sobre as terras indígenas. As colónias Quaker e Baptista da “antiga região de Dartmouth”, localizada ao longo da Baía de Buzzards e do rio Acushnet, acabou por se transformar numa cultura marítima. A religião, a geografia e o comércio marítimo combinaram-se para influenciar poderosamente o crescimento colonial do Sudeste de Massachusetts e o sucesso final do porto de New Bedford.

Esta exposição explora a região de Old Dartmouth desde o desembarque de Bartholomew Gosnold até ao domínio de New Bedford na indústria baleeira e explora temas-chave que continuam a ressoar hoje.

Apoio maioritário para esta exposição vem da Fundação William M. Wood e da National Endowment for the Humanities.

O detalhe acima da pintura por William Allen Wall (1801-1885), Gosnold nas Pedras de Fumar, 1842, óleo sobre tela. 1903.1

Explorações e Descobertas

[ Um corajoso Novo Mundo ] A descrição de Gosnold sobre a sua “descoberta” fez com que muitos outros considerassem começar uma nova vida aqui. Mas a colonização europeia tinha tido um efeito devastador nos povos nativos.

Conflito

[ Diferenças Irreconciliáveis ] A Guerra do Rei Filipe foi um terrível ponto de viragem nas relações entre os colonos e os povos nativos. Apesar de os colonizadores terem ganho, toda uma civilização foi perdida.

Religião

[ Rigorosamente falando ] Era a Nova Inglaterra a terra prometida? Não para toda a gente ou, pelo menos, não imediatamente!

Natural Resources

[ A Balancing Act ]  Europeans hit the scene and WHAM – in just a few hundred years forests are denuded and certain whale species are driven to near extinction.

Colonization and Immigration

[ Coming to America ]  This Land is My Land.

Taxation

[ A High Price to Pay ]  British taxes & duties affected the New England Merchants, our economy, and ultimately led to the American Revolution.

New Bedford

[ The Evolution of an American Seaport ] How New Bedford became the Whaling Capital of the World.

Timeline

From 1602 when English seafarers explored coastal Massachusetts to today.

Harboring Hope in Old Dartmouth Bibliography

A Select Bibliography of General Reference Relating to the Colonial History of Southeastern Massachusetts